PF apreende 130 mil kg de solvente que renderiam 10 ton de ''cocaína com alto grau de pureza''

Segundo a polícia, esta foi a maior apreensão de produto químico já feita no Brasil

Da Redação


A Polícia Federal e a Receita Federal apreenderam, na tarde de segunda-feira (27), em Corumbá, região de fronteira entre Brasil e Bolívia, 130 mil quilos de solvente usado na produção de cocaína. A quantidade tirada de circulação renderia ao menos 10 toneladas de 'cocaína com alto grau de pureza'.

A ação conjunta vem realizando um importante trabalho nas fronteiras com os países produtores de cocaína, objetivando dificultar a produção do entorpecente que posteriormente transitaria pelo território nacional.

Na tarde de ontem, na maior apreensão de acetato de etila já realizada em território nacional, foram retirados do mercado ilícito mais de 130 quilos do solvente que atualmente é o mais utilizado no processo conhecido como “refino” da cocaína. A carga estava acondicionada em tambores de 200 litros, que por sua vez seriam transportados para a Bolívia em cinco caminhões, também apreendidos, além de um brasileiro preso.

A carga apreendida, avaliada no mercado lícito em mais de R$ 1 milhão, seria repassada a traficantes de drogas por pelo menos o triplo desse valor. Chama a atenção, porém, o potencial lesivo, quando se mensura a quantidade de cocaína que seria produzida com os insumos apreendidos, pelo menos 10 toneladas de cloridrato de cocaína com alto grau de pureza.

A apreensão reforça o compromisso das instituições envolvidas com o combate aos desvios de precursores químicos nas fronteiras como forma eficaz de combater o tráfico internacional de drogas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!